segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fruto de seu ventre, espero um dia ser árvore forte.

Ainda em clima de dia das mães, aqui vai meu post-homenagem atrasado. Fim de semana foi corrido e, como sempre, tive dificuldade em achar um tempinho pro blog. Responsabilidades, trampo e casa...Enfim...Ossos do ofício. O fato é que ultimamente passei a admirar e respeitar muito mais a minha mãe. Todos os dias, ao chegar cansado do trabalho e ter de cozinhar e lavar roupa, dedico alguns minutos pensando nela. Que fez isso por si mesma e por três filhos, durante um bom tempo. Agora, que tenho de fazer isso sozinho, sinto na pele pelo menos uma pequena fração do que ela sentia. Afora as responsabilidades de casa, ainda tinha responsabilidades emocionais. Atenção, afeto, apoio. Me sinto culpado por ter sido tão egoísta e tão pouco compreensivo.

As lições de nossas mães carregarei por toda minha vida. Aprendi conceitos básicos desde pequeno. E, com o passar do tempo, esses conceitos fazem cada vez mais sentido pra mim. Ao contrário daquelas coisas que perdem o sentido quando deixamos a infância: como Power Rangers por exemplo. Estou falando de regras de sobrevivência e de "boa-vivência" no mundo real:

  • -Não fazer para os outros aquilo que não quer que façam pra você;
  • -Respeitar os mais velhos;
  • -"A sua liberdade termina onde começa a do outro" (esse eu tenho vivenciado bastante, vivendo em comunidade)
  • -Olhar pros dois lados antes de atravessar a rua (foram necessários 2 atropelamentos até eu aprender esse)

Minha mãe costuma dizer que "a gente não dá valor ao que tem senão depois de perdido". Graças a Deus, não perdi minha mãe. Mas, só agora aprendi a dar valor aos sacríficios diários que ela fez por mim. E alguns que ainda faz. Se tem alguma coisa que eu aprendi nessa minha curta caminhada de 20 (21 completos amanhã \o/) anos, é que, se existe alguém que pode nos ensinar algo, e em quem podemos confiar cegamente, é em nossas mães. Experimente dedicar 05 minutos do seu dia, a alguém que dedicou a vida inteira por você. Mesmo que seja, como eu faço, apenas em pensamento. Coloque-se no lugar dela. E vai ver que você terá sorte se um dia tiver metade da força e da grandiosidade que sua mãe tem. Elas são heroínas.

Enfim, obrigado dona Judithi. Por me ensinar valores que tenho orgulho de dizer que aprendi. Por me escorar quando meu equilíbrio falha. Por todas as reuniões de pais (que não sei porquê têm esse nome. A proporção de mães x pais nessas reuniões é de 10 pra 1) na escola. Por sempre me mostrar o caminho certo, mesmo que não fosse o mais fácil. Por me corrigir sempre que eu errava (e olha que eu costumo errar bastante, sou perito nisso =D ). Por sempre ter me apoiado musicalmente. Até quando eu ganhei a minha primeira guitarra e rascunhava uns acordes tortos, distorcidos e incrivelmente altos no meu quarto. Vou resumir, porque são 20 (já falei que faço 21 amanhã?) anos de agradecimentos. Obrigado pela estrutura emocional, física e financeira que você me deu. Espero um dia poder retribuir da maneira que você merece. Obrigado. Obrigado. Obrigado.

Amo você mãe. (mesmo sabendo que você vai me tratar como bebê até eu estar grisalho. Faz parte da vida de caçula)

6 comentários:

  1. é bem isso, belo texto garoto e viva nossas mães!

    ResponderExcluir
  2. Boa Pedrinho! Novamente trazendo questões realmente importantes para a internet.
    Na próxima espero um belo artigo sobre a inflação. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Do caralho, do caralho, do caralho. Ótimo texto, ótima reflexão, e ótima expressão nas palavras. Espero que ela tenha lido, ia ficar muito feliz.

    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Pedro, eu chorei. Na verdade estou chorando.

    Espero que eu possa me lembrar deste texto para aprender a ser uma boa menina para a minha mãe. Já sou mais velha que você, ainda estou na barra da saia dela e ainda não aprendi.

    Foi lindo! Acho que a Má, que gosta de fazer coisas lindas com foto, deveria imprimir este texto em uma foto de vocês, e entregar para a Ju.

    Feliz Aniversário pra você. Você continua me dando um orgulho por te conhecer. E Feliz Dia das Mães pra Ju.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, belas palavras...parabéns Pedro, vc se expressa muito bem com as palavras...me emocionei...
    Parabéns (atrasado) para dona Judithi e para todas as mamães...e mais uma vez, parabéns à vc pelos 21 aninhos e pelo talento que vem desvendando (ou acumulando) nesses anos.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir